Total de visualizações de página

17 maio 2024

Dia Mundial Contra LBGTQI+fobia 2024

 

Hoje, 17 de maio de 2024, comemora-se mais um Dia Mundial Contra a LGBTfobia.

Foi num dia como este, nos já longínquos anos 1990, que a Organização Mundial da Saúde deixou de considerar pessoas homossexuais como desviados/as e transtornados/as sexuais.

Lembro que a luta foi árdua. Dos anos 1980 para cá, muita coisa mudou: deixamos de ser tratados pela mídia como culpados pelos nossos assassinatos, diversos direitos civis reconhecidos pelo arcabouço legal do país. Passamos a ter direito a casar com nossos/as companheiros/as, tivemos reconhecido o direito de adotar filhos/as.

Antes, pessoas solteiras podiam adotar crianças, mas, caso fossem pessoas homossexuais, tinham de se esconder, pois, se durante o processo, a Promotoria ou o Serviço Social tivesse conhecimento da homossexualidade da pessoa requerente, era comum ser contra a adoção e tínhamos esse direito negado.

Porém, ainda resta muita coisa a conquistar. O Brasil é o país que mais assassina pessoas LGBT pelo simples motivo de serem quem são. O ódio que muitos sentem de nós é algo avassalador. Travestis e pessoas transexuais não têm sequer o direito de fazer suas necessidades biológicas em paz. O constrangimento é a tônica.

Afinal, essa gente não merece ter paz. Quem mandou escolher essa vida?

Acontece que só sendo muito imbecil escolher ser discriminado, vilipendiado. Depois de muitos lobotomizados, e de outros tratamentos ultrajantes e degradantes, a OMS já admite que não somos doentes mentais, muito menos sem-vergonha! 


 

Somos GENTE, “com cara, dente e nariz pra frente”!

Vamos, gente! A luta, ainda, continua!

Salve 17 de Maio: Dia Mundial Contra a LGBTQI+fobia!

3 comentários:

Ivanildo. disse...

Muito bom artigo Jackson. Lembrar das lutas e vitórias.

Blog de Jackson Junior disse...

Pois é. Não se pode esquecer dessas conquistas que, por terem sido conquistadas a muito custo, são bastante significativas. Também não podemos esmorecer e conquistarmos mais...

Anônimo disse...

Muito bom artigo meu amigo e.