Total de visualizações de página

16 julho 2010

GATHO faz 30 anos

Em maio deste ano completou-se 30 anos que foi criado em Olinda o GATHO — Grupo de ATuação HOmossexual. Esse grupo começou a se formar numa reunião de quatro amigos: João Valença, José Porciúncula Filho (Zé Popó), Rinaldo Almeida e Sávio Regueira, preocupados que estavam com o assassinato de homossexuais do Recife e como esses assassinatos eram noticiados pelos jornais do Recife. Tanto o Diário de Pernambuco, quanto o Jornal do Commercio e ainda o mais ferrenho defensor dos assassinos o já falecido Diário da Noite. Esses noticiosos tratavam os matadores covardes como heróis e as vítimas eram as principais culpadas. Seus algozes assassinavam com tortura e requintes de crueldade, como o pianista Bamba, do antigo Grande Hotel, que tinha seu corpo perfurado por garfos e facas de cozinha, além de estar amarrado.
João, Zé, Rinaldo e Sávio acertaram de chamar quem conhecesse, que chamaria outros e outros ... Assim aconteceu. Formou-se o GATHO. O Diário da Noite publicou: "ERA SÓ O QUE FALTAVA: SINDICATO DAS BICHAS". Até 1985 a gente atuava muito aqui em Pernambuco. Nesse curto período de existência, fizemos o I Encontro de Grupos Homossexuais Organizados do Nordeste, com o pessoal da Bahia (GGB, que também se formara naquele ano de 1980), Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Maranhão. Trabalhamos muito nas Câmaras Municipais do Recife e de Olinda com os vereadores para que fossem votadas moções contra o "Código 302.0", da Classificação Internacional de Doenças, para que o mesmo não fosse observado aqui no Brasil (esse código foi, finalmente, retirado da CID pela OMS, em 17 de maio de 1992).
Na Câmara de Olinda, tínhamos um amigo, o vereador Fernando Gondim da Mota, heterossexual e lutador pela nossa causa!
A Câmara Municipal de Olinda, neste dia 23 de julho fará uma Sessão Solene, para homenagear os 30 anos de criação do primeiro Grupo de defesa dos direitos das cidadãs e cidadãos LGBTs de Pernambuco.
Vejam o convite e compareçam.

Serviço: Data: 23 de julho de 2010 Local: Plenário da Câmara Municipal de Olinda Hora: 19 horas
A Câmara de Olinda fica na Rua 15 de Novembro, no Varadouro.


2 comentários:

Kiko Riaze disse...

Olá Jackson tudo bem?
Cheguei até aqui através da minha "peregrinação" pela blogosfera.

Tô passando para pedir a ajuda do seu blog para aderir à campanha LGBT - Censo 2010.

Como vc deve saber, o IBGE este ano, pela primeira vez, vai contabilizar os casais gays no Censo Demográfico. Sendo uma contagem oficial, vai ser de muita importância para a visibilidade dos LGBT’s e cobrança de políticas públicas.

Pensando nisso, eu criei 2 banners com a frase criada pela ABGLT:

“IBGE…Se você for LGBT diga que é! ”

e estou convocando os amigos blogayros para colocarem estes banners em seus blogs e espalharem pela net como incentivo à campanha.

Espero contar com a ajuda do seu blog!

Os banners estão neste link da minha página:

http://kikoriaze.com/2010/07/22/campanha-lgbt-ibge-2010/


Abração!
Kiko Riaze

paulo disse...

ola, gostaria de saber se vc tem acesso a esse grupo e as suas documentações, sou pesquisador, me chamo paulo, por favor entre em contato por: paulosoutom@gmail.com